architect-checking-city-park-blueprint-6
male-scientist-working-with-microscope-t
woman-traveling-backpacker-with-hat-YENC
scientist-examining-rfid-implant-chip-95
helping-my-friends-in-education-BC2CBHQ.

Fórum Comunitário Viva@Porangabussu: mapeamento das escolas e contexto da oferta da Educação Básica


Na manhã do sábado, dia 04 de dezembro, foi realizado o Fórum Comunitário Viva@Porangabussu, com a palestra: “Educação básica: mapeamento das escolas e contexto da oferta”, ministrada pela Professora Eloísa Vidal, doutora em Educação. Atua no Programa de Pós-graduação em Educação, é professora associada da Universidade Estadual do Ceará. Desenvolve pesquisas nas áreas de Política e Gestão Educacional, Gestão Escolar e Avaliação de larga escala, desde 2011, é coordenadora adjunta da Universidade Aberta do Brasil, na Universidade Estadual do Ceará.


O fórum foi realizado de forma presencial na Associação de Moradores do Rodolfo Teófilo.

Após a palestra, aconteceram debates com o público participante, moradores do bairro.


Para que o Distrito de Inovação em Saúde Viva@Porangabussu seja implementado de forma efetiva, serão necessárias ações de desenvolvimento socioeducacional, que assegurem o crescimento inclusivo dos atuais e futuros residentes. Deverão ser criadas gerações de talentos que possam ter ascensão social no Distrito de Inovação em Saúde de Porangabussu.


Como desenvolver na comunidade local tais interesses e competências? Que mudanças o ensino público deverá incorporar para suscitar talentos inovadores? Em que deverá ser requalificado para atender demandas futuras? Como desenvolver por meio do ensino uma comunidade disruptiva e inovadora? Que programa deverá ser produzido para que jovens vulneráveis que não trabalham nem estudam, sejam incluídos nas novas oportunidades de emprego ou integrem startups? Que processo inovador deverá ser criado para suscitar este resultado no curto e médio prazo?


Estas e outras questões deverão ser investigadas para que sejam desenvolvidos projetos inovadores para a educação básica e profissional, além de outros programas efetivos para inovação social, de maneira a transformar a realidade local de um território de baixo IDH em um território que viva com intensidade os benefícios da economia do conhecimento.


O Distrito de Inovação em Saúde de Porangabussu abrange os bairros Rodolfo Teófilo, e parcialmente: Damas, Amadeu Furtado, Jardim América e Benfica na cidade de Fortaleza e será um espaço piloto de protagonismo social, governamental e empresarial, para obtenção de boas práticas na gestão pública e privada. Para tanto está sendo articulado uma parceria da sociedade civil organizada, a Quádrupla Hélice, envolvendo instituições governamentais, empresariais, acadêmicas e cidadãos, pelo projeto VIVA@CEARÁ.

Por fim, fica o convite para todas as pessoas interessadas, participarem do próximo fórum que acontecerá de forma presencial no sábado (18). Seguindo todos os protocolos sanitários vigentes, será necessária a apresentação do comprovante de vacinação.


7 visualizações0 comentário

Notícias