Workshops e Palestras

Workshop Distritos de Inovação do Ceará - Desafios & Projetos Estratégicos

Foi realizado nos dias 02, 09 e 16 de outubro, a SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ e a La Salle Technova Barcelona, o “Workshop Distritos de Inovação- Desafios e Projetos Estratégicos” para contribuir na elaboração do Pacto de implementação dos Distritos de Inovação no Ceará através do VIVA@CEARÁ. A Iniciativa é resultado da parceria entre a empresa La Salle Technova Barcelona, Governo do Estado do Ceará, Prefeitura de Fortaleza, Prefeitura do Eusébio, FIEC, Fundação Oswaldo Cruz, com base na quadrupla hélice, onde o setor empresarial, universidades e o poder público e comunidade atuam juntos em benefício da sociedade.
O workshop foi online e gratuito formado por três módulos, incluindo sessões de trabalho individual e coletivo para discutir, analisar e definir os principais desafios e estratégias para implementação dos Distritos de Inovação - Viva@Ceará.
Foram convidados Instituições governamentais e não governamentais, entidades de ensino e pesquisa, startups, representantes de grupos empresariais e empresas privadas, profissionais e a comunidade para contribuir na elaboração deste Pacto.
O workshop foi online e gratuito formado por três módulos, incluindo sessões de trabalho individual e coletivo para discutir, analisar e definir os principais desafios e estratégias para implementação dos Distritos de Inovação - Viva@Ceará. A proposta visou elaborar uma rede de articulação e engajamento, atrair investimento na área da saúde, tecnologia, meio ambiente e urbanismo.

METODOLOGIA

Metamodelo dos Distritos de Inovação

O Objetivo é transparência de conhecimento, apoio e acompanhamento das equipes na construção de um pacto para a implementação dos Distritos de Inovação no Ceará, além da articulação de parecerias. Para o desenvolvimento da transferência de conhecimento, utiliza-se o Metamodelo 22@Barcelona. Ele foi desenvolvido por Josep M. Piqué quando era Presidente do Distrito de Inovação 22@Barcelona, bem como apresentado e publicado no Congresso Internacional da IASP, ocorrido no ano de 2013, em Recife, sob o título: “Knowledge Cities on Smart Cities: transferring the 22@Barcelona model”. O modelo identifica 16+1 funções ecossistêmicas que deverão ser desenvolvidas pelos agentes de inovação do Distrito (Governo, Universidade e Empresas).

1. No primeiro momento, serão apresentados os objetivos, a metodologia de trabalho, e o status atual dos Distritos de Inovação em Saúde do Ceará, integrantes do Hub Viva@Ceará.

2. No segundo momento, haverá a apresentação da visão conjunta dos Distritos de Inovação em Saúde do Ceará, bem como a apresentação dos novos desafios (instituições da Tríplice Hélice).

3. E, no terceiro momento, serão apresentadas as atividades identificadas para os desafios colocados (as já iniciadas e as novas atividades a serem incorporadas), as conclusões finais e próximas etapas e passos a serem seguidos no projeto.

LINK IMPORTANTE:

offering-business-idea-TRFTDBQ.jpg
male-scientist-working-with-microscope-t
a-group-of-people-on-the-go-using-mobile
scientist-examining-rfid-implant-chip-95
business-people-at-business-meeting-in-o

VIVA@CEARÁ