A idéia do Distrito de Inovação em Saúde de Eusébio, inicialmente denominado de Polo Industrial e Tecnológico da Saúde - PITS, nasceu dos entendimentos iniciais entre o Governo do Estado e a Fiocruz,  para a implantação da Fiocruz Ceará, já dentro da perspectiva do Distrito agrupar instituições e empresas que trabalhassem em projetos estratégicos para o desenvolvimento do Complexo Econômico e Industrial da Saúde, tendo a Fiocruz Ceará como sua âncora científica, e a primeira a se instalar em 2017 e começando a operar em 2018. 

EUSEBIO 1.png

Fiocruz investiu R$ 180.000.000,00 na sua implantação.

O professor Jair do Amaral Filho (economista da UFC, com pós doutorado na matéria) coordenou o “Estudo das Potencialidades e Perspectivas para o Desenvolvimento do Complexo Econômico e Industrial da Saúde no Estado do Ceará”, por solicitação da Fiocruz. A Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) criou uma Diretoria específica para estimular e orientar o crescimento do setor saúde na economia do Estado. Criou também uma Câmara Setorial para apoiar este setor. Constituem a câmara representantes do governo do estado, da Fiocruz, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), das Universidades, dos serviços de saúde, e das instituições de financiamento do desenvolvimento industrial.

Com o intuito de apoiar a iniciativa, a Federação da Indústria do Estado do Ceará - Fiec colocou a Saúde como uma das suas Rotas Estratégicas Setoriais 2025.

Além da Fiocruz Ceará, está em curso a implantação de Unidade de Pesquisa, Desenvolvimento e Produção Industrial, vinculada ao Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), batizada como Centro Tecnológico de Plataformas Vegetais, a ser instalado no terreno cedido pelo Governo do Estado, vizinho e acima da Fiocruz Ceará (vide foto abaixo), como também já está bastante avançado o acordo para o  Instituto Pasteur vir a se instalar no mesmo território.

A área demarcada em amarelo na foto aérea abaixo foi adquirida pelo Governo do Estado, destinada à implantação de indústrias, formada por indução do Governo do Estado do Ceará. A Fundação Oswaldo Cruz já se encontra instalada, a Indústria Biomanguinhos e o Instituto Pasteur se encontram ainda em processo.

EUSEBIO 2.png
EUSEBIO 3.png

Imagem aérea da Fiocruz Ceará.

Imagens da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Ceará, no território do Distrito de Inovação em  Saúde do Eusébio

Enquanto o cluster da saúde a se desenvolver em Porangabussu irá focar serviços em saúde, ciências da vida e tecnologias médicas, o Distrito de Inovação em Saúde do Eusébio irá focar a indústria da saúde (medicamentos, equipamentos, vacinas, materiais cirúrgicos, etc.) e em pesquisa, desenvolvimento e inovação em saúde, inclusive pesquisa avançada.

VIVA@EUSÉBIO

EUSEBUIO 4.png